VIDA BR

Em 2012, a pior seca dos últimos 50 anos assolava a vida dos moradores de Milhã, no sertão cearense, a 301 quilômetros da capital Fortaleza. Diante dessa dura realidade e com poucas perspectivas, os moradores da cidade receberam uma ajuda emergencial: três toneladas de alimentos e 16 mil litros de água &ndash tudo isso fruto de uma campanha realizada no Facebook.

A iniciativa de ajudar os moradores da pequena cidade foi do publicitário Rafael Studart, de 33 anos. Cearense, morador de Fortaleza e consciente dos problemas socioambientais, ele resolveu minimizar o sofrimento da população. Para isso, criou uma camisetas temática que chamavam a atenção para o problema. Assim começava a campanha Vida na Seca.

A campanha começou com a ajuda de amigos e parentes e teve uma proporção a nível nacional após publicação na página Nação Nordestina, apadrinhado pelo palestrante e  Bráulio Bessa e  Lucinha Lins.

Colocamos à venda 300 unidades que esgotou em apenas 10 dias. Entusiasmado com o rápido resultado, decidiu produzir mais 200 peças em apenas 20 dias elas foram vendidas. "O meu objetivo era suprir emergencialmente os habitantes de Milhã", diz Rafael.

O que o fez dedicar ainda mais esforços para ajudar a população de Milhã foi uma família que ele conheceu. Eram seis crianças que tinham apenas um pouco de água suja misturada a dejetos de animais para consumir. "Precisava mostrar essa realidade a todos, porque muita gente, inclusive do próprio Ceará, desconhece essa situação, diz Studart. As publicações da Página mostravam a dificuldade das famílias em foto e vídeo para chamar a atenção para o problema.

Após conseguir arrecadar a água e alimentos, Rafael compartilhou a entrega dos suprimentos em Milhã. Ao todo, foram beneficiadas, aproximadamente, 220 pessoas.  Ele afirma que mostrar o resultado final deu credibilidade à ação , todo o passo a passo, desde a confecção do primeiro lote de camisetas até a entrega dos alimentos , diz Studart. Foi importante porque as pessoas que colaboraram viram os frutos da ajuda delas.

O sucesso da campanha Vida na Seca fez com que Rafael largasse o emprego estável em uma agência e transformasse essa ideia numa marca. Com investimento do próprio bolso, nascia assim a marca Vida BR, que une sustentabilidade e causas sociais, com o objetivo de vestir o corpo e a alma das pessoas.
Ao longo de dois anos ele desenvolveu uma nova linha de camisetas, feitas de algodão orgânico e garrafas pet, cujas cores do desenho aparecem com a luz do sol. Essa é uma tecnologia inspirada na fotossíntese, que, inclusive, inspirou o nome da coleção. Rafael faz questão de destacar: sol é um elemento muito forte na marca, pois a ideia da campanha foi inspirada no sertão".

Mostrando 4 Produtos em 1 páginas
Mostrando 4 Produtos em 1 páginas

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.